Últimas

Por que o Uruguai tem 4 estrelas no emblema


Bicampeã da Copa do Mundo, a seleção uruguaia disputa a Copa do Catar com quatro estrelas acima de seu emblema no uniforme principal. Mas você sabe o motivo disso?

Assim como outras seleções, o Uruguai se orgulha de ter vencido, segundo eles, quatro copas ao longo da história. Além das Copas de 1930 e 1950, já conhecidas, os celestes também levaram para casa o Ouro dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928.

Embasado na visão de historiadores locais, a Associação Uruguaia de Futebol afirma que ambas as medalhas precedem a existência da própria Copa do Mundo e, por isso, deveriam ser reconhecidas como tal, já que, na época, 
era a mais importante competição internacional de seleções do planeta. Em 1924, nos Jogos de Paris, o Uruguai venceu a Suíça na final, por 3 x 0. Em 1928, em Amsterdã, ganhou por 2 x 1 da rival Argentina em um jogo-desempate, após a igualdade por 1 x 1 na primeira partida. Foi o sucesso desses dois torneios olímpicos de futebol que animou a Fifa a organizar a Copa do Mundo dois anos depois. E o país escolhido para sediar a primeira de todas as Copas foi justamente o Uruguai, apelidado de Celeste Olímpica após aquela dupla conquista.

A FIFA, porém, rejeita e tenta mandar a Puma, fornecedora de material esportivo da seleção uruguaia, retirar duas das quatro estrelas costuradas acima do escudo na camisa, o que é sempre prontamente negado. 

E assim, o Uruguai continua em busca da sua quinta estrela a ser bordada no uniforme. E a Fifa não gosta nada disso.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads